O mercado de trabalho é exigente e tem se tornado cada vez mais concorrido devido a baixa oferta de empregos e pensando nisso, o trabalhador brasileiro precisa buscar soluções para se qualificar.

Neste ponto, as bolsas de estudo são essenciais para auxiliar no objetivo de se profissionalizar e se você não sabe como ter acesso a elas, confira a seguir dicas para começar um curso técnico ou profissionalizante sem pagar nada:

Sistema S

As instituições do Sistema S de ensino são uma das melhores escolas técnicas do país. Apesar de serem do setor privado, estas não são independentes do setor público, sendo parceiras de diversos programas.

Periodicamente, essas escolas técnicas ofertam bolsas de estudo para aquecer o mercado de trabalho e oferecer qualificação para jovens e adultos de todos os estados.

Isto quer dizer que, os candidatos que estiverem dentro dos requisitos das bolsas ofertadas podem estudar, por exemplo, no SENAC 2021 sem pagar nada e ainda receber um certificado reconhecido pelo MEC.

Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma atualização do Pronatec, que distribui bolsas de estudo nas melhores escolas técnicas do setor privado do país.

As bolsas são oferecidas em diversos cursos, sempre visando as formações promissoras que prometem estar aquecendo o mercado nos anos seguintes.

O Novos Caminhos visa ampliar as possibilidades do mercado de trabalho e para se inscrever, os estudantes precisam estar atento às datas de inicio de aplicação para as bolsas.

Enem

Esta é uma opção interessante, principalmente para os estudantes que já realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Através da pontuação alcançada no Enem, que é a forma padrão de ingresso no ensino superior, os estudantes podem concorrer também a bolsas de estudos no ensino técnico.

Isto porque, os Institutos Federais de Ensino (IFs), distribuídos em algumas unidades por estado, recebem um percentual de estudantes a partir do processo seletivo do Enem.

Para tanto, os estudantes devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e aplicar a sua pontuaçã para o curso técnico e a unidade IF desejada.

ETEC

As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensino de referência do estado de São Paulo e promovem cursos de qualidade para os estudantes.

O processo seletivo é mais rigoroso que para outras instituições, já que esta promove diversos benefícios para os estudantes e vagas limitadas.

Para concorrer, é necessário estar atento às datas referentes ao vestibular ETEC, um processo seletivo tradicional da própria instituição.