No nosso mundo, não é mais possível deixar as crianças longe da tecnologia, principalmente da internet. Por meio dela basicamente funciona o mundo moderno, dessa forma, existem alguns cuidados importantes que você deve ter ao deixar seu filho acessar a internet, pois por mais que a internet seja algo com grande potencial para explorar novas informações, deixar crianças expostas a ela pode causar alguns danos prejudicais e seu desenvolvimento.  

Cuidados importantes que você deve ter ao deixar seu filho acessar a internet

Acesso a internet na era da modernidade

O mundo atual está cada vez mais conectado, dessa forma, até mesmo as crianças estão ficando cada vez mais imersas nessa tecnologia da internet.

Desse modo, os pais e responsáveis devem tomar alguns cuidados importantes ao deixar seu filho acessar a internet. Afinal, existem muitos conteúdos disponibilizados online que podem se revelar ameaçadores para crianças.

Com isso, é preciso que os pais e responsáveis encontrem um meio de permitir que seus filhos acessem a internet. Porém, os proteja dela ao mesmo tempo.

Afinal, a internet é um recurso de informação e entretenimento de grande valor. Mas, o uso descriminado e sem controle de seus recursos podem causar danos sérios ao desenvolvimento da criança, como por exemplo, uma inabilidade de contato social com outras crianças.

Portanto, confira abaixo algumas dicas de cuidados importantes que você deve ter ao deixar seu filho acessar a internet:

  • Permita que seu filho utilize aplicativos exclusivos para crianças

Uma das formas mais eficazes de proteger seus filhos de conteúdos inapropriados, é instalar versões infantis de aplicativos bastante conhecidos.

Muitas plataformas possuem este dispositivo como a Netflix Kids e o Youtube Kids.

  • Saiba que tipo de conteúdo seu filho acessa na internet

É de grande importância saber o que seu filho anda vendo na internet desse modo, é possível acompanhar a criança e direciona-la caso saia de visualizações fora de sua faixa etária.

  • Defina um tempo limite para uso da internet

É importante deixar claro que as crianças possuem um tempo máximo para se utilizar da internet. Assim, não deixando que elas fiquem muito imersas nesse mundo e não se viciem futuramente apenas no conteúdo digital.

  • Incentive seu filho a realizar atividades fora da rede

Aliado a dica acima, está sugestão diz que é importante estimular que as crianças passem a realizar atividades totalmente desconectadas da rede.

Desse modo, as crianças não ficam dependentes do uso constante da internet para entretenimento. Além de ser importante realizar atividades desconectado para desenvolvimento de seu lado social.