Não é novidade que a educação brasileira tem sofrido bastante para conseguir manter os alunos dentro das salas e aula. Porém, de acordo com atualizações do IBGE referente ao tempo de estudo das crianças e jovens brasileiras, foi comprovado que existe uma grande diferença entre o tempo de estudo dos alunos de cada região do país.

Educação básica de jovens e crianças nas regiões brasileiras

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, lançou recentemente os dados onde informa sobre o tempo médio em que crianças e jovens passam estudando diariamente em suas escolas.

O resultado, mostra que boa parte dos estudantes não possuem tempo se quer próximo de regiões para regiões. Ou seja, em algumas regiões do país as crianças e adolescentes passam mais tempo nas escolas do que em outras.

Por meio da pesquisa, foi comprovado que crianças e jovens do Sudeste estudam mais do que em outras regiões brasileiras. Sendo a região Norte do país a que possuí o menor índice de tempo de aula em todo o brasil.

Desse modo, é comprovado dizer que as crianças da região Sudeste do país possuem uma educação mais aplicada do que o restante do Brasil.

Isso se dá, pelo fato de que na região Sudeste existem muitas escolas de tempo integral ou de ensino técnico atrelado ao ensino médio. Como por exemplo os cursos do SENAI SP 2020 e o SENAI RJ 2020.

Dessa forma, o tempo de estadia das crianças é estendido nas escolas. Algo que infelizmente não ocorre no Norte.


Crianças e jovens do Sudeste estudam mais do que em outras regiões brasileiras

Nos dados divulgados pelo IBGE, conta que a médio de estadia de alunos da região Sudeste em suas escolas é de aproximadamente 72% dos alunos possuem mais de 4 horas de aula.

Em contramão, as crianças e adolescentes da região Norte possuem uma média de 80% de seus alunos com menos de 4 horas de aula diárias.  

Assim, fica evidente que todos os projetos de ensino técnicos aplicados na região Sudeste possuem grande efeito na educação das crianças.

Outro fator importante, é que o Sudeste do país é onde existe a maior concentração de indústrias e empresas com isso, é necessária uma maior mão de obra competente.

Assim, é exigido mais das crianças dessa região para aperfeiçoamento profissional, o que cria uma maior necessidade de educação nesta região especifica do país.