Algo que tem acontecido com bastante frequência, é de pais e responsáveis reclamando sobre a emissão de dever de casa para os filhos ainda pequenos, algo que cairia sobre a responsabilidade deles e não das crianças.

Father and little boy of fivr years having fun painting at home

Porém, o dever de caso emitido pela escola é algo positivo para a criança, pois é por meio desta atividade que os pais podem passar mais tempo com seus filhos e até ensinar responsabilidade para a criança.

A difícil hora da lição de casa

Muitas crianças ao chegarem em casa depois da escola não querem mais saber de estudar. Portanto, acabam deixando de lado a lição de casa emitido por seus professores.

Os pais de crianças pequenas geralmente acabam tendo muitos problemas para fazer com que essa hora seja algo prazeroso para a criança que já está cansada da escola.

Porém, este tipo de atividade é algo essencial para as crianças. Afinal, o ato de emitir diariamente uma atividade além de estimular o estudo, também da a criança o sentimento de responsabilidade de ter de levar no outro dia a lição feita.

Mas, como muitos pai e responsáveis possuem dificuldade em fazer com que seus filhos realizem essas atividades, esse momento acaba por ser algo estressante tanto para a criança quanto para os pais.


Como tornar a hora da lição de casa divertida para seu filho

Logo de início é importante deixar claro par a criança que a lição de casa é uma responsabilidade que ela possui. Assim, a criança saberá que deve ser ela a concluir a atividade e não seus pais.

Desse modo, os responsáveis não devem tentar realizar a atividade para os seus filhos. Pois caso isso ocorre, a criança irá entender que a atividade não é de sua obrigação, mas sim de outra pessoa.  

Desse modo, a principal dica para transformar a hora da lição de casa divertida para seu filho, é que os pais realizem essa atividade em conjunto com o seu filho.

E sempre que a criança terminar o seu dever de casa, recompensa-la com alguma coisa. Com isso, além de estreitar os laços de pai/mãe com o filho, a criança saberá que resolver as atividades por conta própria irá lhe gerar algo de benefício.

Desse modo, ela irá ter cada vez mais a predisposição de começar as atividades sozinha e assim, realizará cada vez melhor suas próprias atividades.